Exemplo de implementação de uma metodologia ativa – metodologia de projeto.

Metodologia de projeto em grupo com angariação de fundos a favor da Associação Acreditar.
Relacionou-se as aprendizagens, trabalharam-se competências sociais e pessoais, desenvolveu-se num projeto real e angariaram-se fundos para apoiar as crianças com cancro.
Agradecimento Acreditar

Agradecimento Acreditar

Publicação feita pelo centro de formação Cencal:

” Os formandos do Curso de Técnico de Design de Comunicação Gráfica do Cencal Alcobaça abraçaram a proposta do formador Rui Miguel para desenvolverem peças de comunicação para angariação de fundos para uma entidade sem fins lucrativos.

Desta forma iam ao encontro das competências a adquirir do módulo e contribuíam simultaneamente para uma associação de cariz social, neste caso a Associação Acreditar.
Foram assim desenvolvidas várias iniciativas, nomeadamente a criação de enfeites de natal em MDF e postais de natal para venda, bem como a elaboração de cartazes e flyers para
divulgação da iniciativa.
Para a recolha de donativos foram criadas caixas que foram colocadas nas instalações do Cencal de Alcobaça e Caldas da Rainha.
Desde o início foram mantidos contactos com a Acreditar que agradeceu iniciativa, e aprovou todas as peças de comunicação produzidas com muita satisfação e elogiou a competência e empenho dos formandos.
Todos os formandos se disponibilizaram para divulgar as iniciativas com o objetivo de angariar mais fundos para a Acreditar. Evidenciou-se o fantástico carácter e personalidade destes formandos. A sua dedicação a esta causa ultrapassou em muito o âmbito do curso. A maior preocupação de todos não foram as avaliações, foi abraçar esta causa.
Além do enorme esforço, entusiasmo, dedicação, excelente trabalho de equipa e profissionalismo, fizeram questão em dividir por todos o pagamento das impressões e produção de enfeites de natal. Assim, as receitas obtidas com venda de postais e enfeites de natal serão a 100% a favor da Acreditar. Esta iniciativa teve a coordenação do formador Rui Miguel e acompanhamento da coordenadora do curso Melissa Monteiro. O Cencal Alcobaça agradece o empenho de todos”.
 
Veja o post completo na página do Facebook do Cencal:

 

Adradecimento da Acreditar:

 

Veja mais sobre metodologias ativas na página metodologias ativas e tic na educação